A ANP fechou os números de 2019 do mercado brasileiro de lubrificantes com base nos dados fornecidos por produtores e importadores ao Sistema de Movimentação de Produtos – SIMP.
As vendas registraram alta de 6,42% na comparação com o ano anterior. A produção foi 8,36% maior, com 1,827 bilhão de metros cúbicos.
No ranking do market share, a BR se manteve na liderança, mas com uma ligeira queda de participação no mercado nacional, segundo a ANP, de 20,52% em 2018 para 18,49% em 2019.
A Iconic, joint venture formada pela Ipiranga e Chevron que iniciou as operações em janeiro de 2018, pela primeira vez teve seus números considerados de maneira unificada pela ANP e ficou em segundo lugar, com uma fatia correspondente a 17,53% do mercado.
A Cosan (Moove Lubrificantes) aparece na terceira posição, com 15%.
Os demais integrantes do Top 10 do ranking são: Shell, Petronas, Marcio Benedito Vecchi, YPF, Ultrax e Castrol.