A ANP confirmou na semana passada que José Gutman assumiu o cargo de diretor-geral interino da Agência até a aprovação de um novo nome em definitivo pelo Senado Federal.
Servidor de carreira da ANP desde junho de 1999, Gutman estava à frente da Secretaria-Executiva desde maio de 2018 e já foi diretor no período de 2013 a 2017.
Ele é formado em Engenharia Elétrica pela UFRJ e em Direito pela Universidade Cândido Mendes. Tornou-se mestre em Planejamento Energético pela Coppe/UFRJ em 1998, completou a pós-graduação lato sensu em Direito da Regulação pelo IBMEC em 2020 e a especialização em Regulação, Concorrência e Reestruturação de Setores de Infraestrutura pelo Instituto de Economia da UFRJ em 2000.
É importante lembrar que, além da diretoria-geral, a ANP possui outros quatro Diretores, todos no mesmo nível hierárquico.
Também na semana passada, Marcelo Castilho tomou posse como diretor substituto da ANP. No organograma da Agência, é a esta Diretoria que está subordinada a Superintendência de Fiscalização do Abastecimento, sob o comando de Francisco Nelson Castro Neves, setor responsável pelo PML (Programa de Monitoramento de Lubrificantes).
No final deste ano, se encerra o mandato na direção da Agência de Felipe Kury. No ano que vem, outros dois diretores terão de ser trocados: José Cesário Cecchi em outubro; e Dirceu Cardoso Amorelli Junior, em novembro.