O rover Perseverance, que foi lançado nesta quinta-feira (30) com destino a Marte, tem um complexo funcionamento, que inclui desde programação de softwares até o uso de lubrificantes para assegurar o bom desempenho de componentes.
A decolagem da base da NASA no Cabo Canaveral, na Flórida (EUA), marca uma nova etapa na exploração do chamado Planeta Vermelho.
Batizada de Mars 2020, esta é a nona missão da agência espacial norte-americana à Marte, mas será a primeira vez que amostras do solo local serão trazidas de volta à Terra.
O veículo que deve pousar em Marte somente em fevereiro de 2021 utiliza lubrificantes especialmente desenvolvidos pela Castrol.
Não é a primeira vez que a companhia participa de projetos da NASA. De acordo com a empresa, a parceria remonta à década de 1960, incluindo até mesmo as missões Apolo, que incluiu a ida do homem à lua.
A Castrol explica que, para Marte, é necessário definir um lubrificante que trabalhe em temperaturas muito frias, mas também produzindo um mínimo de evaporação em temperaturas mais quentes.
“Mas os desafios enfrentados pela operação no espaço não param no gerenciamento da temperatura. Os lubrificantes têm de ser não reativos quando entram em contato com propelentes de foguete, gases e outros produtos químicos. Esses lubrificantes não podem se degradar quando confrontados com os elementos agressivos do espaço”, completa o material de divulgação da Castrol.