Conheça nossos canais

Índice conformidade da qualidade dos lubrificantes passa de 97%, diz ANP

A ANP divulgou na semana passada a primeira edição de 2020 do Boletim do Programa de Monitoramento dos Lubrificantes (PML).

De acordo com o documento, “os índices de conformidade para registro e qualidade observados nas amostras coletadas foram de 94,31% e 80,75%, respectivamente. Com base no critério de cálculo do índice de qualidade, que utiliza a participação de mercado das empresas do setor, o Índice de Qualidade Ponderado (IQP) acusou conformidade de qualidade de 97,21%”.

A última análise havia sido publicada somente em dezembro do ano passado. Inicialmente, a ANP pretendia publicar o boletim bimestralmente, mas diversas dificuldades impediram que o cronograma fosse mantido.

Segundo a Agência, “o PML tem por objetivo acompanhar sistematicamente a qualidade dos óleos lubrificantes comercializados no país, bem como proporcionar uma ferramenta importante para o direcionamento das ações da fiscalização”.

Mais detalhes sobre o boletim do PML serão publicados na próxima edição da revista Sindilub Press.

O Sindilub é filiado à Fecombustíveis — Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes.