Conheça nossos canais

Como orientar a manutenção de motos dos entregadores de delivery

O aumento da utilização de motocicletas por parte dos profissionais autônomos que fazem entregas de alimentos e dos mais variados tipos de produtos por causa da pandemia da COVID-19, é preciso ter cuidado redobrado com os veículos que eles utilizam para trabalhar.

Os profissionais do setor de lubrificantes devem ficar atentos e podem dar recomendações importantes para esses motociclistas com relação à utilização do óleo de motor e a outros aspectos importantes para o bom funcionamento dos veículos de duas rodas.

Com relação aos lubrificantes, algumas observações importantes para os profissionais do setor e também para os motociclistas são:

  •  Fique atento à recomendação do fabricante para o período das trocas de óleo. Elas podem variar de 4 mil a 15 mil quilômetros.
  • Alguns motociclistas, para economizar, costumam apenas “completar o óleo” e adiar a troca completa. Porém, não é recomendável que essa alternativa seja repetida constantemente, pois pode causar danos ao motor.
  • Sempre verificar o nível de óleo. O correto é fazer a verificação com o motor frio e em terreno plano. Como apontado no item anterior, não é recomendável que o dono do veículo somente “complete o óleo” e não faça a troca total do lubrificante respeitando as recomendações periódicas.
  • Utilizar somente lubrificantes para motos. Alguns motociclistas ou revendedores acabam, por um motivo ou outro – falta de produtos, preços, … – utilizando óleo para motores de carros nas motos. Os pacotes de aditivos são diferentes e, provavelmente, a lubrificação será insuficiente, podendo causar danos aos mecanismos da moto.
  • Utilize a especificação recomendada pelo fabricante. A especificação se refere à viscosidade do lubrificante. Se a viscosidade não for correta, o óleo não chegará corretamente às partes do motor e a lubrificação poderá ser insuficiente.
  • Faça a troca do filtro de óleo. Geralmente, a recomendação é que o filtro seja trocado a cada duas trocas do lubrificante.

Outras recomendações:

  • Mantenha os pneus calibrados
  • Utilize o combustível indicado para a moto
  • Verifique o funcionamento dos freios e embreagem

O Sindilub é filiado à Fecombustíveis — Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes.