Conheça nossos canais

Bolsonaro indica nova diretora da ANP Se aprovada, responsável pelo PML será subordinado

O presidente Jair Bolsonaro indicou na última sexta-feira (17/4) Symone Araújo para diretora da ANP. A nomeação ainda deve ser aprovada pelo Senado.

É importante lembrar que, além da diretoria-geral, a ANP possui outros quatro Diretores, todos no mesmo nível hierárquico.

No organograma da Agência, se aprovada, Symone será responsável pela Diretoria à qual está subordinada a Superintendência de Fiscalização do Abastecimento, sob o comando de Francisco Nelson Castro Neves, setor responsável pelo PML (Programa de Monitoramento de Lubrificantes).

Se confirmada no cargo, ela vai ocupar a Diretoria que era de Aurélio Amaral, que deixou o órgão no final de março, e vinha sendo substituído interinamente por Marcelo Castilho.

Atualmente, Symone é diretora do Departamento de Gás Natural do Ministério de Minas e Energia desde 2009.

A indicada tem formação como engenheira química pela Universidade Federal de Sergipe e doutorado em Ecologia, Conservação e Manejo de Recursos Naturais pela UnB.

Também aguarda aprovação do Senado a indicação do contra-almirante Rodolfo Henrique de Saboia para o cargo de diretor-geral da ANP.

Oficial da reserva da Marinha, Saboia era superintendente de Meio Ambiente da Diretoria de Portos e Costas da Marinha.

Atualmente, a diretoria-geral da ANP é ocupada interinamente por José Gutman, que assumiu após a saída de Décio Oddone.

O Sindilub é filiado à Fecombustíveis — Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes.