O Sindilub realizou ontem a I Convenção Digital, com a participação exclusiva de diretores de empresas associadas de todo o Brasil.
A situação atual do mercado e as perspectivas para o final do ano e início de 2021 foram tema de um bate-papo com Sérgio Rebêlo, diretor da Factor-Kline, empresa de consultoria e pesquisa de mercado.
Para ele, apesar de todo o cenário negativo imposto pela pandemia de coronavírus, o Brasil já esteve pior, citando a melhora nas previsões da retração do PIB, passando de um índice negativo em torno de 11% para algo perto de 5%.
Rebêlo enfatizou a movimentação da Petrobras, Petronas e Iconic na busca por distribuidores exclusivos no mercado de lubrificantes, acreditando que “será uma oportunidade única para os grandes revendedores, que não podem deixar o cavalo passar”.
Diante dessa observação, o presidente do Sindilub, Laercio Kalauskas, comentou que “também ficarão alguns pequenos produtores no mercado e isso pode ser bom em algumas regiões e para alguns empresários”.
Durante o encontro online, Kalauskas fez a apresentação das contas de 2019 e os assessores jurídicos, Edison Gonzales e Cláudia Marques, tiraram dúvidas dos participantes, inclusive sobre a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor em setembro.
Na ocasião, ainda foram realizadas as Assembleias Geral Ordinária e Geral Extraordinária, para votações de temas relacionados alterações no estatuto (para adequá-lo à nova realidade diante da pandemia); contribuição confederativa para o exercício de 2020; e negociações da convenção coletiva de trabalho.