Conheça nossos canais

ANP publica novo boletim do Programa de Monitoramento dos Lubrificantes

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) publicou no dia 30 de dezembro uma nova edição do boletim do Programa de Monitoramento dos Lubrifantes (PML), com destaque mais uma vez para os produtos com aditivação ausente ou insuficiente.

Este quesito foi avaliado através da determinação dos seguintes químicos: Cálcio, Magnésio, Fósforo, Zinco e Molibdênio.

De acordo com o documento, “do total de óleos analisados no quesito qualidade (635), 564 amostras (88,8%) apresentaram resultados conformes, isto é, os teores dos elementos químicos avaliados estavam de acordo com os valores declarados no registro na ANP, enquanto 71 amostras (11,2%) apresentaram não conformidades”.

Das 71 amostras com irregularidades, 23 registraram ausência de aditivação e 48, aditivação insuficiente.

Com relação a esses produtos, a ANP alerta que “o histórico de não conformidades, as ações de fiscalização e os relatórios atestando não conformidade, acarretarão a instrução de processos administrativos para extinção dos respectivos registros”.

O boletim do PML ainda aponta que os índices de conformidade para registro e qualidade foram, respectivamente, 95,9% e 86,1%.

O Índice de Qualidade Ponderado, fórmula criada pela ANP para aproximar os resultados à realidade do mercado de óleos lubrificantes automotivos no Brasil, registrou conformidade de 96,1%.

 

4-boletim-pml

O Sindilub é filiado à Fecombustíveis — Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes.