Conheça nossos canais

ANP e Sindicom ratificam top 5 do mercado Vendas reagem em junho

Apesar de apresentarem números diferentes de volumes de lubrificantes comercializados no país, a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (Sindicom) publicaram o ranking de market share de junho 2020 idêntico, da primeira à quinta colocação.

Pela ordem, aparecem BR Distribuidora, ICONIC, Cosan, Shell e Petronas.
De acordo com a ANP, foram comercializados 107,71 mil m3 em junho; enquanto o Sindicom aponta vendas de 85,54 mil m3. A diferença se explica pelo fato de o Sindicom considerar apenas o volume das oito empresas associadas (além das cinco primeiras do ranking, YPF, Total e Castrol), enquanto a ANP leva em conta todos os agentes do mercado.

De qualquer forma, os resultados indicam uma retomada dos negócios, após o susto do mês de abril, quando houve uma queda abrupta, principalmente por causa da pandemia de coronavírus.

De acordo com os números da ANP, o aumento nas vendas foi de 21,3% na comparação com maio. Para o Sindicom, a elevação foi de 27,5%.
Ao analisar os volumes individuais de cada produtor, também existem diferenças. O Sindicom e a ANP explicaram as metodologias em reportagem publicada na revista Sindilub Press, edição 137.

Ambos utilizam como base os dados informados pelos produtores, mas o Sindicom tem assessoria da FGV e alega que faz o processamento dos dados de maneira mais ágil, assim como eventuais correções junto aos seus associados.

O Sindilub é filiado à Fecombustíveis — Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes.