A ANP divulgou na tarde de ontem (6/4) mudanças no Programa de Monitoramento de Qualidade de Lubrificantes (PML), durante a realização do Seminário de Avaliação do Mercado de Combustíveis 2020.
Segundo Ingrid da Silva Martins, coordenadora de Gestão da Informação da Superintendência de Biocombustíveis e Qualidade de Produtos – SBQ, já houve um aprimoramento do PML e a equipe da ANP está desenvolvendo um painel dinâmico para ser disponibilizado na internet e que possa ser facilmente consultado por todos os interessados.
A representante da ANP também revelou que está sendo revisto o modelo contratual do PML com os responsáveis pelas análises laboratoriais das amostras coletadas em campo, tendo como base o modelo já em vigor no Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis (PMQC).
Ainda no seminário da Agência, no balanço do dia 31 de dezembro de 2020, foram registrados 125 mil agentes econômicos. Entre os produtores, diretamente relacionados ao setor de lubrificantes, eram 19 refinarias, 132 fabricantes e 13 rerrefinadores.
Outro destaque entre as apresentações foi com relação aos novos hábitos por conta da pandemia de Covid-19, com quedas substanciais no consumo de combustíveis em geral, mas elevação na venda de GLP, devido ao fato das pessoas passarem mais tempo em casa e utilizando mais esse produto para cozinhar.